terça-feira, 24 de junho de 2014

Sequência Didática

Sequência Didática - Gênero Memórias Literárias

1. Compartilhando a proposta com os alunos
- Explicar aos alunos que durante esse trimestre estaremos estudando o gênero "memórias literárias" e que em meio a isto, participando da Olimpíada da Língua Portuguesa, desenvolvendo diversas atividades (oficinas) propostas pela Olimpíada.
- Questioná-los a cerca do conhecimento que têm sobre o gênero, sua função e em que tipos de suporte devem ser colocados.
- Explicar que ao final das atividades selecionaremos textos para participar da Olimpíada.

2. Conhecimento prévio dos alunos
a) Qual a diferença entre memória e memórias??
b) Questioná-los se há algum fato na vida deles que mereça ser registrado para sempre na memória.

3. Ampliando o repertório
Apresentar alguns textos de memórias, ler e discutir com os alunos quais as características desse gênero.
Textos: Um texto de memórias - Guilherme Augusto Araújo Fernandes - A velhinha que dava nome às coisas - Memórias da Emília
- Leitura e compreensão
- Gramática: Pronomes pessoais e possessivos; verbos (passado); pontuação.
- Comparação, metáfora, personificação, hipérbole, metonímia e ironia.

Desenvolvendo as Oficinas da Olimpíadas da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Sequência Didática: 
1. Fazer os alunos escreverem um primeiro texto e avaliar suas capacidades iniciais;
2. Escolhe e adaptar as atividades de acordo com situação escolar e  necessidade dos alunos;
3. Trabalhar com os textos do mesmo gênero, produzidos por adultos ou por outros alunos;
4. Trabalhar sistematicamente as dimensões verbais e as formas de expressão da língua portuguesa;
5.Estimular progressivamente a autonomia e as escrita criativa dos alunos.
Oficina 1 - Textos "Transplante de menina" e "Parecida mas diferente" (Conversar com  pessoas idosas resgatar memórias, histórias fotos ou objetos antigos).
Oficina 2 - Listas as atividades que serão desenvolvidas durante as oficinas.
Oficina 3 - Diferenciar os gêneros semelhantes aos textos de memórias: Diário, memórias literárias e relatos históricos.
Oficina 4 - Produzir o primeiro texto de memórias (individual e posteriormente elaborar um texto coletivo).
Oficina 5 - Estrutura (Foco narrativo - Pronomes pessoais e possessivos).
Oficina 6 - Descrevendo lugares comuns (públicos).
Oficina 7 - Comparando lugares antigos a atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário